Notícias

Prêmio Mellyssa divulga as 10 melhores práticas na atenção à saúde materna e infantil em Minas Gerais

24 de agosto de 2023

O objetivo do prêmio é identificar, valorizar e divulgar ações e medidas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil realizadas nos municípios.

Foi divulgado na tarde dessa quarta-feira, 23 de agosto, o resultado do Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil no estado, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Foram mais de 70 projetos inscritos. As 10 iniciativas vencedoras foram indicadas em live promovida pelas páginas do MPMG e do Projeto Mellyssa no Instagram.

Conheça os premiados:

O objetivo do prêmio é identificar, valorizar e divulgar ações e medidas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil realizadas nos municípios de Minas Gerais. No dia 3 de outubro, será realizada, na Associação Médica de Minas Gerais, a entrega do Prêmio Mellyssa. Na mesma ocasião, a partir das 14h, em pareceria com a Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público, haverá um seminário sobre saúde da mulher e saúde da gestante. 

LiveProjetoMelyssa_NOTICIA.jpg

Durante a live, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira, falou sobre a iniciativa. “Embora pareça um tema antigo, não é, pois, em 2021, a mortalidade materna no Brasil chegou a 110 óbitos por 100 mil habitantes. Em Minas, 94% das mortes maternas ocorrem por causas evitáveis. E 64% das mortes de crianças com até um ano também poderiam ser evitadas”, disse.   

Segundo ele, duas circunstâncias servem de alerta para que a sociedade e o Poder Público deem prioridade à questão: justamente o número de óbitos que podem ser evitados e as disparidades sociais e regionais no país e em Minas Gerais. “Estamos falando de uma grave violação de direitos. Temos que trabalhar para que as equipes de atuação primária estejam completas e disponíveis nos municípios para atendimento à população, especialmente aquela mais vulnerável”, ressaltou.  “A mortalidade materna infantil diz muito sobre as condições de vida de uma população, como acesso alimentação, nutrição, moradia, dignidade. Vemos, por exemplo, que quanto maior a escolaridade da mãe, menor a morte infantil”, acrescentou. 

Mellyssa é o nome de uma criança que morreu logo após o nascimento, em decorrência de uma infecção congênita cujo exame de detecção deve fazer parte do pré-natal. Mesmo tendo sua mãe passado por várias consultas médicas durante a gestação, a doença só foi diagnosticada no final da gravidez, quando o quadro já era irreversível para a bebê.   

O prêmio, que surgiu dentro do Projeto Mellyssa, busca valorizar ações de enfrentamento à mortalidade materna e infantil realizadas nos municípios de Minas. Puderam participar agentes públicos municipais que participaram da concepção ou da execução da boa prática inscrita.  

As boas práticas serão premiadas da seguinte forma:  

 I – Inserção do Relato de Experiência das 10 melhores práticas em e-book elaborado pela organização;  

 II – Participação dos autores das cinco melhores boas práticas em programas da TV MP em uma série sobre o tema: Enfrentamento à mortalidade materna e infantil em Minas Gerais;  

 III – Custeio de passagens e cinco diárias de dois autores, das três melhores boas práticas, para apresentação da boa prática em seminário internacional a ser realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal. 

Projeto Mellyssa 

Fruto de sua adesão ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional do Ministério Público, o Projeto Mellyssa é promovido pelo MPMG e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e diversas instituições. O objetivo do projeto é desenvolver ações voltadas para o enfrentamento à mortalidade materna e infantil, com ênfase na atenção primária à saúde. 

Acesse a página do projeto Mellyssa e saiba mais 

Outras notícias:

Entre em contato

Pular para o conteúdo